top of page

Bibliografia

ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Perguntas frequentes.

Disponível em: http://www.abcp.org.br. Consultado em fevereiro de 2016.

 

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO 14001: 1996 – Sistemas de Gestão Ambiental – Especificação e diretrizes para uso. ABNT: Rio de Janeiro, 1996.

 

AGOPYAN ,Vahan; JOHN, Vanderley M.; GOLDEMBERG, José (coord.); O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil. São Paulo: Blucher, 2011.

 

AGOPYAN, Vahan; SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de; PALIARI, José Carlos; ANDRADE Artemária Coêlho de. Alternativas para redução do desperdício de materiais nos canteiros de obra. Coletânea Habitare - vol. 2 - Inovação, Gestão da Qualidade & Produtividade e Disseminação do Conhecimento na Construção Habitacional. Disponível em: www.habitare.org.br/.  Consultado em outubro de 2014.

 

ALVES, José Luis Lins. Organização do Canteiro de Obras: um estudo aplicativo na Construção do centro de Convenções de João Pessoa – PB. TCC do Curso de Engenharia Civil e Ambiental. João Pessoa. PB. 2012

 

ANTUNES, Anivaldo da Costa. Logística no canteiro de obras, utilizando os princípios da construção enxuta. Comunidade da Construção. Seminário de Logística – Rio de Janeiro: 2012. Slides da palestra. Disponível em: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/313/anexo/seminariol.pdf. Consultado em novembro de 2014.

 

ARAUJO, Viviane Miranda. Práticas recomendadas para a gestão mais sustentável de canteiros de obras. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009. 228p.

 

BRITO, Robson Lucena de; FILHO, Ricardo Bezerra de Farias. A Importância do Planejamento e da Logística em Canteiros de Obra. Trabalho de conclusão de curso. UNP/RN. Julho de 2012. Disponível em: http://construtoraschreiner.blogspot.com.br/2012/07/a-importancia-do-planejamento-e-da.html. Consultado em novembro de 2014.

CARDOSO, F. F.; ARAÚJO, V.M. Levantamento do estado da arte: canteiro de obras. Projeto Finep 2386/04: Tecnologias para Construção habitacional mais sustentável. São Paulo, 2007. 38p.

 

CARDOSO, F. F.; ARAÚJO, V.M. Proposta Metodológica para Avaliação da sustentabilidade de Canteiros de Obras. Apresentação realizada no XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. 7 a 10 de outubro de 2008. Disponível em:  http://www.infohab.org.br/entac2014/2008/artigos/A2118.pdf. Consultado em: setembro de 2015.

 

CARMO, Bruno Salomão Mendes do. LEAN CONSTRUCTION: ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA A REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS EM EMPREENDIMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL. TCC do Curso de Graduação em Engenharia Civil – Universidade Católica de Brasília, 2014.

 

CELESTINO, P.H.M. Produção de blocos de concreto em obra com utilização de resíduo cimentício como agregado. Dissertação de emestrado – PPG/Gecon, Escola de Eng. Civil, Univ.Federal de Goiás, Goiânia, 2013. 211 p.

 

COELHO, Guilherme Pereira.  Estudo de logística aplicada a canteiro de obras. Rio de Janeiro: UFRJ/ESCOLA POLITÉCNICA, 2015. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10013675.pdf

 

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Logística no canteiro de obras, utilizando os princípios da construção enxuta. Apresentação realizada por Anivaldo da Costa Antunes. Disponível em: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/313/anexo/seminariol.pdf/ Consultado em novembro de 2015.

 

CONSTRUTORA COSIL – Relatório de Sustentabilidade 2014. Disponível em: http://www.cosil.com.br/sustentabilidade/27/sustentabilidade. Consultado em março de 2016.

CONSTRUTORA MRV – Relatório de sustentabilidade 2015. Disponível em: http://www.mrv.com.br/mrvsustentavel/2014

Consultado em março de 2016.

CONSTRUTORA MRV – Relatório de sustentabilidade 2016. Disponível em: http://www.mrv.com.br/mrvsustentavel/2015

Consultado em março de 2016.

 

CORSINI, Rodnei. Produção organizada. Artigo. Disponível em: http://www.racional.com/pdf/437.pdf. Consultado em abril de 2015.

 

CTE Centro de Tecnologia de Edificações. Canteiros de Obras Sustentáveis: Aproximação Mercado – Academia visando pesquisa e a inovação e a experiência do projeto FINEP CantecHIS. Apresentação realizada pelo Eng. Francisco Ferreira Cardoso na oficina temática promovida pelo EnRedes – Canteiros de Obras Sustentáveis: inovação, redução de custos e riscos. 2014. Disponível em: http://www.eventoscte.com.br/ .  Consultado em setembro de 2014.

 

CTE Centro de Tecnologia de Edificações. Sustentabilidade no canteiro de obras da Vila dos Atletas (RJ): soluções e práticas inovadoras que resultaram em economia para a engenharia da obra. Apresentação realizada por Mariana de Cillo Malufe Spignardi na oficina temática promovida pelo EnRedes – Canteiros de Obras Sustentáveis: inovação, redução de custos e riscos. 2014. Disponível em: http://www.eventoscte.com.br/ .  Consultado em setembro de 2014.

 

 CTE Centro de Tecnologia de Edificações. Sustentabilidade nos processos construtivos da EVEN: modelo de governança corporativa e ações inovadoras para uma produção mais limpa nos canteiros de obras. Apresentação realizada pelo Eng. Silvio Luiz Gava na oficina temática promovida pelo EnRedes – Canteiros de Obras Sustentáveis: inovação, redução de custos e riscos. 2014. Disponível em: http://www.eventoscte.com.br . Consultado em setembro de 2014.

 

CTE Centro de Tecnologia de Edificações. Gestão de projetos e sua importância para o desempenho das obras da Método.  Apresentação realizada por Joyce Paula Martín Dellatorre na oficina temática promovida pelo EnRedes – Oficina Temática Caminhos para a gestão da construção em um mercado com graves restrições. 2015. Disponível em: http://www.eventoscte.com.br . Consultado em maio de 2015.

 

CTE Centro de Tecnologia de Edificações. Práticas Sustentáveis em canteiros de obras: a experiência da CTE em mais de 70 obras sustentáveis em várias regiões do Brasil. Apresentação de slides realizada por Daniel Ohnuma, no IV Encontro de Sustentabilidade na Construção: desenvolvimento urbano, projetos, obras e operação de empreendimentos. 2011. Disponível em: www.cte.com.br . Consultado em maio de 2015.

 

DEGANI, Clarice Menezes. Sistemas de Gestão Ambiental em empresas construtoras de Edifícios. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003. 223p.

 

Environment Agency.  Working at construction and demolition: PPG6 – Pollution Prevention Guidelines.  Fonte: www.sepa.org.uk  Consultado em Fevereiro de 2013.

 

EVANGELISTA, Patrícia Pereira de Abreu. Alternativa Sustentável para destinação de resíduos classe A: diretrizes para reciclagem em Canteiros de Obras. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2009. 151p.

 

EVEN. Sustentabilidade Even 2011. Disponível em: http://www.even.com.br/sustentabilidade . Consultado em fevereiro de 2013.

 

EVEN. Relatório Anual e de Sustentabilidade 2014 (ano base 2013). Disponível em: http://www.even.com.br/. Consultado em fevereiro de 2015.

 

FORMOSO, Carlos Torres. Logística no Canteiro de Obras. Artigo. Fonte:

http://www.camposmaciel.com.br/logistica-canteiro-obras/. Consultado em outubro de 2014.

 

GEHLEN, Juliana. Construção da Sustentabilidade em Canteiros de Obras – Um estudo no DF. Dissertação de mestrado apresentada à FAU da UnB. 2008. 154p.

Greenbuilding Brasil Conferencia Internacional e Expo. Boas Práticas de Sustentabilidade no Canteiro de Obras – Apresentação realizada pela

Arq. Luiza Junqueira no Greenbuilding Brasil Conferencia Internacional e Expo – São Paulo – SP no período de 27-29 agosto de 2013.

 

Guia CIBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção-Rafael Tello da Construção, Fabiana Batistas Ribeiro. Brasília: Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Serviço Social da Indústria; Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2012. 160p. Fonte: Http://www.cbic.org.br. Consultado em abril de 2013 e agosto de 2014.

 

GUIMARÃES, Maria Sacramento Oliveira. Diretrizes para desenvolvimento de canteiro de obras habitacional de baixo impacto ambiental. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2013.234 p.

GUIMARÃES, Isadora. Reaproveitamento de Água para a produção de Concreto. Disponível em: https://blogdopetcivil.com/ . Consultado em agosto de 2013.

 

HIPPERT, Maria Aparecida Steinherz; COUTINHO, Maria Barros. Inovações Tecnológicas em Canteiros de Obras na Região de Juiz de Fora. UFJF. Disponível em:  http://www.inovarse.org/filebrowser/download/15983. Consultado em fevereiro de 2016.

INMETRO. Cerflor: certificação Florestal. Disponível em: http://www.florestal.gov.br/snif/producao-florestal/certificacao-florestal . Consultado em fevereiro de 2016.

 

Instituto Aço Brasil. Relatório de sustentabilidade 2014. Disponível em: http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/biblioteca/Relatorio%20de%20Sustentabilidade_2014_web.pdf.  Consultado em maio de 2015.

 

LEAL, Rosana. Logística aplicada à construção civil. Comunidade da Construção. Seminário de Logística – Rio de Janeiro: 2012. Slides da palestra. Disponível em:  http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/ Consultado em novembro de 2014.

 

LEED 2009 for New Construction and Major Renovations rating System. Disponível em: www.usgbc.org/ShowFile.aspx. Consultado em fevereiro de 2013.

 

LIMA, Petrônio Rocha de Araújo. Diretrizes para a implantação de canteiros de obras com menor impacto ambiental baseadas no referencial AQUA. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Recife, 2010. 134p.

 

LORDSLEEM JR., Alberto Casado & LIMA, Petronio Rocha de Araújo. Canteiros de obras com menor impacto ambiental: avaliação baseada no referencial AQUA. Teoria e Prática na Engenharia Civil, n.18, p.39-48, Novembro, 2011. Disponível em: http://www.editoradunas.com.br/revistatpec/Art4_N18.pdf. Consultado em março de 2015.

 

MBIGUCCI. Relatório de Sustentabilidade – Pacto Global. 2015 ano base 2014. Disponível em: www.mbigucci.com.br. Consultado em novembro de 2015.

 

NASCIMENTO. Renata Rodrigues. Logística na Construção de Edifícios-  Estudo de Caso em Grande Construtora.  Monografia . EPUSP. 2014.

 

 

NORMA ISO 15392: 2008 – Sustainability in building construction – General principles. Disponível em: http://www.iso.org/iso/catalogue_detail.htm?csnumber=40432 - Consultado em abril de 2013.

 

NR 18 – Condições e meio ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3226A41101323B2D85655895/nr_18.pdf

 

OLIVEIRA, Jorge Antonio da Cunha. Proposta de Avaliação e Classificação da Sustentabilidade Ambiental, Metodologia ECO Obra Aplicada no Distrito Federal – DF. Tese de doutorado. UNB, Brasília, DF: 2011.286p.

 

PESSARELLO, Regiane Grigoli. Estudo exploratório quanto ao consumo de água na produção de obras de edifícios: avaliação e fatores influenciadores. Monografia apresentada no curso MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios.  Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. 114p.

PINI. Logística pode melhorar fluxo de produção no canteiro de obras. Disponível em: http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/logistica-pode-melhorar-fluxo-de-producao-no-canteiro-de-obras-79315-1.aspx. Consultado em outubro de 2014.

PINI. Almoxarifado. Revista Equipe de Obra. Disponível em: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/46/artigo254302-1.aspx . Consultado em outubro de 2015.

 

PINTO, Tarcísio de Paulo (coord.), Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do SindusCon – SP. São Paulo: Obra Limpa: I&T: SindusCon – SP, 2005. Vários colaboradores.

 

Projeto e Execução de Banheiros prontos. Revista Téchne. PINI – São Paulo, Edição 210.   Página 60.  22/09/2014.

 

Reaproveitamento dos resíduos gerados em canteiro diminui o volume de entulho e ainda ajuda a reduzir custos. Revista Equipe de Obra. PINI – São Paulo, no 57 – ano IX. Página 38, março de 2013.

RESENDE, Fernando. Poluição atmosférica por emissão de Material Particulado: avaliação e controle nos canteiros de obras de edifícios. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. 232p.

 

Revista Equipe de Obra. KANBAN ajuda construtora a melhorar produtividade de argamassa. PINI. Disponível em: http://equipedeobra.kubbix.com. Consultado em maio de 2015.

 

Revista Téchne. Aplicação Rápida. PINI – São Paulo, Edição 214.   Página 18. Data: 23 de janeiro de 2015.

Revista Téchne. Demolição reciclada. PINI – São Paulo, Edição 189 . Data:  20 de dezembro de 2012 .

Revista Téchne. Inovação Construtiva. PINI – São Paulo, Edição 211.   Página 20.  Data: 22 de outubro de 2014.

Revista Téchne. Inovação nas alturas. PINI – São Paulo, Edição 209.   Página 1.  Data: 22 de agosto de 2014.

Revista Téchne.  Gestão à Prova.  PINI – São Paulo, Edição 215.   Página 28.  Data: 23 de fevereiro de 2015.

Revista Téchne. Planejamento Modelado. PINI – São Paulo, Edição 213.   Página 34.  22 de dezembro de 2014.

 

RIBEIRO Fabiana Batista; TELLO, Rafael. Guia CBIC de boas práticas em sustentabilidade na indústria da Construção - Brasília: Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Serviço Social da Indústria; Nova Lima: Fundação Dom Cabral, 2012. 160p.

 

RIZZO, Andréa Camardella. SANTOS, Ronaldo Luiz Corrêa dos. SISINNO, Cristina Lúcia Silveira.  Ecoeficiência aplicada à redução da geração de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2011. 29p. (Série Estudos e Documentos, 79). Disponível em: http://www.cetem.gov.br . Consultado em maio de 2015.

 

SANTO, Leonardo Sergio do Espírito. Diagnóstico quanto à gestão do consumo de materiais nos canteiros de Obras. Dissertação de mestrado. UFSCAR, 2008. 195p.

 

SARCINELLI, Wanessa Tatiany. Construção Enxuta através da Padronização de Tarefas e Projetos. Monografia apresentada à Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção do título de especialista em Construção Civil. Vitória: 2008.

 

SAURIN, Tarciso Abreu. Método para Diagnóstico e Diretrizes para Planejamento de Canteiro de Obra de Edificações. Dissertação de Mestrado apresentada ao curso de pós graduação em engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 1997.

 

SAURIN, Tarciso Abreu. Improviso é o grande vilão das obras. Artigo disponível em: http://www.cimentoitambe.com.br . Consultado em agosto de 2015.

 

SILVA, Eric Enrico Carvalho da, LIMA, Felipe Luiz Figueiro de, CORREIA, Géssica Amato, MURATA, Marcos Takechi, DOMINGUES, Vitor Hugo Camargo. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A UTILIZAÇÃO DE LAMA BENTONÍTICA E POLÍMERO EM ESTACA ESCAVADA: UMA FUNDAÇÃO SUSTENTÁVEL - Trabalho de Conclusão de Curso  -  Graduação do Curso de Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi  - SÃO PAULO – 2014 .

SINDUSCON. Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil – Avanços Institucionais e Melhorias Técnicas. Publicado em agosto de 2015. Disponível em: www.sindusconsp.com.br. Consultados em fevereiro de 2016.

 

SOSSMEIER, Pamela Aline. Análise de Logística e Layout em Canteiro de Obras: Estudo de Caso. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.  2013. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br. Consultado em março de 2015.

 

 

SOUZA, Ubiraci espinelli Lemes de, Como reduzir perdas nos canteiros: manual de gestão do consumo de materiais na construção civil – São Paulo: Pini, 2005.

 

 

TECNISA, Relatório de Sustentabilidade 2012. Disponível em: www.tecnisa.com.br. Consultados em maio de 2013.

 

TECNISA, Relatório Anual de Sustentabilidade 2014.  Desempenho Ambiental. Disponível em: http://www.tecnisa.com.br/ . Consultado em agosto de 2014.

 

VANZOLINI. Certificação de Construção Sustentável - Processo AQUA. Disponível em: www.vanzolini.org.br

 

VIANA, Karla Simone da Cunha. Metodologia Simplificada de gerenciamento de Resíduos Sólidos em Canteiro de Obras. Dissertação (Mestrado) – UFPB/CCT. João Pessoa, 2009.178p.

 

WIGINESCKI , Beatriz Becker.  Aplicação dos Princípios da construção enxuta em Obras Pequenas e de Curto Prazo: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2009.

bottom of page