top of page

Energia

O consumo de energia em canteiros de obras urbanas está associado ao consumo de energia elétrica. Assim como a água, devem-se implantar medidas para controlar o uso e evitar os desperdícios.

O programa de educação ambiental mencionado acima deve também trabalhar o tema energia. Um profissional pode ser convidado a atuar como defensor da redução do consumo, agindo como um fiscalizador sobre as práticas de consumo no canteiro.

Deve-se optar pelo uso de lâmpadas fluorescentes econômicas, que apresentem o selo PROCEL de economia de energia, além de sensores de presença em locais de maior ocupação.

A comunicação visual pode ser utilizada como forma de chamar a atenção para práticas de economia.

Pode-se verificar a possibilidade de utilização de energias renováveis alternativas, como é o caso da implantação de painéis solares a serem utilizados para o aquecimento dos chuveiros dos funcionários. Essa medida é interessante pelo fato de que esses painéis podem ser alugados e, ao término da obra, utilizados em outro canteiro.

A implantação de estratégias relativamente simples também pode ser útil em canteiros de obras, como as que permitem aproveitar o potencial de luz natural local, que são capazes de diminuir o consumo de energia elétrica para iluminação. Nas coberturas das áreas de vivência como refeitório, escritório e almoxarifado, por exemplo, pode ser construído um sistema de iluminação natural composto por garrafas PET com capacidade igual a 2 litros e incolores, que ao serem preenchidas com água limpa clorada e parcialmente posicionadas acima dos telhados, são capazes de difundir a iluminação captada do exterior para o interior da edificação, funcionando como “verdadeiras lâmpadas” durante o dia. A utilização de telhas translúcidas no lugar das opacas nas coberturas das áreas de vivência também é uma alternativa.

Comunicação visual para redução de consumo

Fonte: Acervo pessoal.

Usina solar fotovoltaica em canteiro de obras

Fonte: Acervo pessoal.

Telhas translúcidas em áreas de vivência

Fonte: Banco de imagens do Google

bottom of page