SUSTENTABILIDADE
EM CANTEIRO DE OBRAS
Uma pesquisa da FATEC-SP - Prof. Me. Isaura Maria Varone de Morais Cardoso
Água
No que diz respeito ao consumo de água, deve-se procurar implantar meios para controlar o uso, buscando estratégias para diminuição do consumo e redução de desperdícios.
É importante que desde cedo seja desenvolvido um programa de educação ambiental para os usuários do canteiro, que deve ser periódico e rigorosamente cumprido e constantemente avaliado para a inclusão de melhorias. O programa deve procurar envolver os trabalhadores nas questões ambientais, aceitando suas sugestões e permitindo a eles que utilizem sua criatividade. Cada ação elaborada para a utilização desse precioso recurso de maneira responsável deve ser contemplada.
Reutilização de água
A reutilização das águas servidas pode ser adotada, desde que sejam tomadas as devidas providências para garantir que a água não seja utilizada para fins potáveis.
Captação e armazenagem de água dos chuveiros
Fonte: Acervo pessoal.
ETE instalada no canteiro
Fonte: Acervo pessoal.
Reservatório de água tratada na ETE
Fonte: Acervo pessoal.
Águas pluviais
As águas pluviais também devem ser consideradas, podendo ser armazenadas e depois bombeadas para diversos pontos de uso e finalidades não potáveis, como por exemplo, para descargas de banheiros dos escritórios do canteiro de obras), irrigação de paisagismo provisório dos canteiros, além dos sistemas lava rodas, lava bicas, lavagem de ferramentas e de lajes de concreto armado. Além da captação ser feita pelos telhados presentes na obra, o que é mais comum, a armazenagem também é possível de ser realizada pelo aproveitamento da água das piscinas presentes no empreendimento e em caixas de retenção projetadas para esse fim, compostas por bombas de sucção e mangueiras.
figuras 195, 196, 197 e 198
Água de chuva para descarga de banheiros
Fonte: Acervo pessoal.
Águas pluviais para irrigação de plantas
Fonte: Acervo pessoal.
Captação de águas pluviais das piscinas
Fonte: Daniel Ohnuma CTE
Dispositivos para redução de consumo
Alguns dispositivos já bastante comuns e eficientes, tais como torneiras automáticas de baixo consumo e dispositivos arejadores e controladores de vazão, colaboram para a redução no consumo de água no canteiro de obras.
Chuveiro com fechamento automático
Fonte: Acervo pessoal.
Botão para fechamento automático dos chuveiros
Fonte: Acervo pessoal.
Grelha para captação da água do banho
Fonte: acervo pessoa
Esquema de mictório a vácuo
Fonte: revista PINI – Equipe de Obra, nº.63, mês 09 de 2013, pag. 43